Oficina Prática de Repentismo

A preservação da cultura tradicional deve partir da sua base e instrumentos de suporte essenciais. Um deles é a língua portuguesa e o modo como ela é praticada em termos culturais no nosso arquipélago, nomeadamente a poesia popular e a música tradicional, o outro, são nos instrumentos musicais que lhe estão associados, neste caso mais particular os Cordofones (Braguinha, Rajão e Viola de Arame).

Nas cantigas ao desafio, durante largos minutos, são abordados os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade, improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma divertida, ao outro cantador. As cantigas ao desafio assumem diferentes motes consoante o local, o ambiente e a origem dos improvisadores.

II Oficina de Repentismo (Canto Tradicional Improvisado) no dia 21 de junho de 2022, no Núcleo da Associação Xarabanda em Santa Cruz, inserido no ‘Santa-Faz’. Esta Oficina teve como objetivo dar a conhecer as práticas e os contextos do Despique e do Charamba, assim como, dar algumas dicas de como se tornar um improvisador/repentista.

Formador: Roberto Moniz 

I Oficina Prática de Repentismo que se realizou no dia 03 de Maio de 2015, na Casa do Povo de Santa Cruz, um evento integrado na 3ª Edição “Sons e Sabores” da Madeira.

Formador: Mário André Rosado.