Cantigas ao Menino Jesus

O evento, consiste em apresentar as “Cantigas ao Menino Jesus”, assim como as tradições do Natal madeirense.
O ciclo da Festa: do Natal à noite de Reis

As cantigas de carácter religioso do Natal tradicional madeirense, dedicadas ao ciclo da Festa, que ocorrem espontaneamente entre o povo, que as entende e aprecia, dando continuidade a vivências de um passado, traduzem uma parte substancial do nosso repertório coletivo, que hoje ganha cada vez mais importância cultural junto dos mais novos.
Todos os anos e desde 2001, ano em que o Grupo Xarabanda lançou um álbum – “Cantigas ao Menino Jesus”, com temas alusivos a esta época, procuramos dar uma pequena ideia do que é, em termos musicais, este ciclo madeirense.
A “Festa”, começa com a matança do porco, seguindo-se as Missas do Parto, o fazer das broas de mel, os licores, o Presépio, a Lapinha o enfeitar dos pinheiros e o momento alto da Noite de Natal, a “Missa do Galo”.
Para muita gente, este ciclo natalício termina com o Dia de Reis, festejado na noite de 5 para 6 de Janeiro com cantigas alusivas.
Em locais como em Santa Cruz, entre outros, é o dia 15 de Janeiro que encerra o ciclo da Festa, com as festas de Santo Amaro, designado por “Varrer dos Armários”.