Eventos 2021

Conferência e Concerto – ‘De Repente, Canta a Gente’, no Centro Cultural de Viana do Castelo no dia 27 de novembro’21, que contou com a presença de Repentistas Madeirenses, Roberto Moniz, Francisco Jesus, Humberto Jesus e Gilberto Reis.
 
 
Atuação do grupo Quarteto Moritz no ‘Sons e Sabores da Madeira’ em Santa Cruz no dia 20 de novembro’21.
Fotografias da Casa do Povo de Santa Cruz
 

Atuação do grupo Varejenta no ‘Sons e Sabores da Madeira’ em Santa Cruz no dia 19 de novembro’21.
Fotografias da Casa do Povo de Santa Cruz 
 
 
Atuação do grupo Orquestra de Ponteado na 47.ª Feira do Livro, na Avenida Arriaga – Funchal no dia 16 de novembro’2021.
Fotografias de Catarina Nunes, Carlota Andrade e Shawn Gouveia
 
 
 
 
Atuação do grupo Varejenta na XVIII Feira das Vontades, no dia 6 de novembro’21 na Avenida Arriaga.
Fotografias de Catarina Nunes
 
 
Dia 26 de outubro, na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, a convite da professora Paula Fernandes, Delegada do Grupo de Português, Lídia Araújo e Rui Camacho (Associação Xarabanda), convidados para falar da literatura tradicional de transmissão oral, onde também se inclui o cancioneiro. Foi uma sessão rica porque percorremos a nossa literatura nos seus variados subgêneros: contos, lengalengas, trava-línguas, anedotas, adivinhas, rimas infantis, cantigas (cancioneiro), passando ainda pelos instrumentos de acompanhamento das músicas tradicionais e outros exóticos. Dia 27 de outubro, na Escola Básica do 1.º ciclo PE e Creche do Caniçal, a convite da professora Regina Santos, a Associação Xarabanda, nas pessoas de Lídia Araújo e Rui Camacho, protagonizaram uma sessão de demonstração dos vários instrumentos de percussão de acompanhamento das cantigas da tradição, feitos nas madeiras. Para além destes, houve tempo para apreciar outros instrumentos exóticos, estranhos, que produzem som das mais variadas técnicas e formas. Ao longo da sessão, houve tempo para tocar braguinha e cantar: “A Ciranda”, o “Bailinho da Madeira” e as “Dez Moças”. Quando a sessão terminou, fomos agraciados com um livro “Amar o Mar”, dos alunos de 4.º ano, uma semente de dragoeiro, um separador de livro e uma plantinha de erva de chá.
 
 
Grupo Varejenta na 3ª Mostra do Maracujá e dos Derivados, no dia 23 de outubro’21 na Ribeira Brava.
Varejenta – Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame
Convidados – Salvador França – Ukulele Baixo e Luís França – Cajon
Fotografias de Catarina Nunes
 
 
Concerto da Flor, Grupo Quarteto Moritz no Chão da Ribeira – Seixal, no dia 16 de outubro’21.
Fotografias de Rui Nelson Seixal
 
 
 
Festa do Vinho – Concertos nas Vinhas
Decorreu este domingo, 10 de outubro’21, na Quinta do Barbusano em São Vicente o concerto do grupo ‘Varejenta’, com Roberto Moniz na voz e Lara Nunes – Rajão.
Fotografias da Secretaria Regional de Turismo e Cultura
 
 
 
 
 
Festa da Flor’21 – Concerto do grupo Orquestra de Ponteado no ‘La Vie’ – Shopping Center Funchal, no dia 08 de outubro’21.
Fotografia de Catarina Nunes 
 
 
 
 

No dia 3 de outubro’21, Jorge Torres e Rui Camacho visitaram a exposição permanente do Museu dos Instrumentos Musicais de Bruxelas, passando por todos os espaços expositivos abertos. Foi igualmente visitada a loja do Museu, onde se adquiriu alguma documentação. No dia seguinte, recebidos pela Conservadora Anne Emmanuelle Ceulemans, que disponibilizou o acesso aos instrumentos na sala de restauro do Museu. Aqui, foi possível ter todo o acesso aos instrumentos madeirenses da instituição, obter informação adicional sobre dados do seu catálogo e mesmo sugerir algumas correções a esses dados que, nalguns casos, continham lapsos. No final da deslocação, o técnico de conservação de teclados, Pierre Gevaert, proporcionou uma visita ao setor sob sua responsabilidade, com a possibilidade de escutá-lo tocando diversas peças históricas e ouvindo as suas explicações.

Esta visita ao museu insere-se no âmbito do projeto de inventariação, estudo e sistematização para uma publicação de um livro sobre os instrumentos musicais da tradição madeirense com o apoio do SRTC/DRC.

 
Evocações e Multiplicidade da experiência: António Aragão – Palavrando sobre etnografia e concerto final com o grupo Xarabanda no dia 22 de setembro’21 na Casa da Cultura de Santa Cruz.
Fotografias da Casa da Cultura de Santa Cruz.
 

 
Concerto Comemorativo dos 40 anos de Xarabanda no dia 04 de setembro’21 no Cais do Carvão, Funchal. Um concerto que contemplou um reportório com os mais variados géneros musicais e onde participaram alguns dos cerca de 40 músicos que passaram pelo grupo.
Fotografias de Mário André Pereira 
 
 
 
’40 Anos Xarabanda’ – Grupo Xarabanda no Programa Verão Cá Dentro 2021 – RTP Madeira, no dia 01 de setembro’21, ep.43.
Fotografias de Catarina Nunes 
 
 
 
‘Noites de Musicais 2021’ – Varejenta & Amigos com a participação especial dos ‘A Caçoar’, no dia 27 de agosto’21 no Largo da Igreja Nossa Senhora do Bom Caminho – Machico.
Varejenta – Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame.
Amigos – Leonor Freitas – Voz, Salvador França – Ukulele Baixo e Luís França – Cajon.
Fotografias de Catarina Nunes
 
 
 
 
Varejenta & amigos com fadista Susana Andrade no programa Atlântida_RTP Madeira, no dia 21 de agosto’21.
 
 
 
Apresentação do programa comemorativo dos 40 anos do Xarabanda, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no dia 09 de Agosto’21, uma celebração que será apoiada pela Câmara Municipal do Funchal.
Fotografias do Teatro Municipal Baltazar Dias.
 
 
 
Atuação do Grupo RaJam no Programa “Verão Cá Dentro” – RTP-Madeira no dia 14 de Julho’21.
Grupo “RaJam” composto por Lara Nunes – Rajão, Leonor Abreu- Rajão e Voz, Emília Rebolo – Rajão e Voz e Catarina Afonso – Viola de Arame.
Fotografias de Catarina Nunes
 
 
 
 
Miguel Ângelo Dantas, entregou, na Associação Xarabanda, no dia 13 de julho’21, o relatório de estágio do Mestrado em Ecoturismo, pela Universidade da Madeira, intitulado “Música nos Jardins, Percurso Histórico-botânico na Cidade do Funchal”. 
Estando presentes pela associação, Rui Camacho,  presidente da Direção e Élia de Sousa, orientadora do estágio.
 
 
ATL de Verão,  atividade desenvolvida no Hospício D. Maria Amélia, por “Cantigas de Cá de Dentro” – Rui Camacho, Tozé Cardoso e Lídia Araújo, da Associação Xarabanda, no dia 6 de julho’21.
 
 
 
 
 
Concerto – Orquestra Clássica da Madeira e Xarabanda no Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, a 1 de julho’21 no Centro de Congressos da Madeira.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
 
 
‘Santa Faz 2021’, Tertúlia e Apresentação de Documentário ‘A improvisar é q’a gente s’entende, no dia 26  de junho’2021 na Casa da Cultura de Santa Cruz,  projeto da Associação Musical e Cultural Xarabanda que tem como Produtor Executivo – Roberto Moniz.
Fotografias de Cultura Santa Cruz.
 
 
 
Atuação do grupo Varejenta & Amigos, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho’21 no Programa ‘Portugal no Mundo’, RTP1/Madeira.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
 
 
Miguel Silva Gouveia destaca trabalho da Xarabanda em prol da “nossa herança coletiva”
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, visitou no dia 26 de maio’21, a Associação Musical e Cultural Xarabanda, para assinar o protocolo de apoio financeiro no valor de 6 mil euros, uma verba que destina-se auxiliar a estrutura e a atividade da Xarabanda.
Fotografias da Câmara Municipal do Funchal.
 
 
Atuação do grupo Cantigas de Cá de Dentro, da Associação Xarabanda no Dia Internacional dos Museus | Noite Europeia dos Museus 2021, a 18 de maio’21.
Fotografias do Museu de Fotografia da Madeira.
 
 
“Xarabanda 40 anos” no Programa Atlântida, RTP Madeira, no dia 15 de maio’21.
Fotografias de Rui Camacho.
 
 
“Composição sem Limites” por Zé Luiz Rodovalho, entrevista ao Músico e Professor Roberto Moniz, no dia 28 de abril’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Leonor Freitas – Voz e Roberto Moniz – Viola de Arame e Rajão no Programa Madeira Viva, RTP-Madeira no dia 23 de abril’2021.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 

Atuação do Quarteto Moritz no Palco Música no Mundo, Fica na Cidade’21, no dia 14 de abril’21 (Online) no Teatro Municipal Baltazar Dias. Fotografias de The Memory Shop – Wedding Photography.

Fotografias do Fica na Cidade

Concerto dos violeiros da III Mostra Internacional de Violas D’Arame do Brasil — Edição Especial MG/PT, no dia 26 de março’21 (On-line).
Roberto Moniz (Viola de Arame – Ilha da Madeira) com participação de Lara Nunes.
Fotografias de Eduardo Costa Produções AudioVisuais e Catarina Nunes.
 
 
 
O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro visitou, no dia 26 de março’21, a associação Xarabanda e verificou o belíssimo trabalho realizado.
“Esta Associação com sede em São Pedro tem realizado um trabalho fenomenal de recolha, produção, recriação e divulgação de um conjunto de tradições madeirenses. Aquilo que a professora Lídia Araújo e o Sr. Rui Camacho definiu por Marca Madeira. Esta Marca Madeira é o trabalho exaustivo de recolha de Contos, Canções, Rezas, Benzeduras, Trajes, Instrumentos, Charolas, Hábitos e costumes Madeirenses. Também têm sido recolhidos Brinquedos antigos e Jogos tradicionais.
Um forma bonita de valorizar a marca Madeira. Verificamos que o grande problema e a grande dificuldade tem sido as suas instalações. Têm andado de edifício em edifício e ficando sempre em locais, como caves, pouco adequado, e com pouco espaço para o seu trabalho e desenvolvimento de projetos. Este situação de pandemia nada tem ajudado na divulgação do seu excelente trabalho. A Junta de Freguesia de São Pedro está disponível sempre para ajudar instituições desta qualidade.
Agradeço por me receber e agradeço, também, os exemplares recebidos de um conjunto de trabalhos realizados pelo Xarabanda.
Note-se que o trabalho do Xarabanda tem sido reconhecido a nível de instituições académicas.”
 
 
Concerto de Roberto Moritz (Machete Madeirense) no 1.º Festival do Cavaquinho Rio 2021 no dia 25 de março’21 (On-line).
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Abertura da III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil (edição especial Minas-Portugal on-line), o encontro contou com a presença portuguesa da Viola de Arame da Madeira com Roberto Moniz, no dia 25 de março’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Roberto Moniz e Violeiro Chico Lobo no programa Madeira Viva, RTP-Madeira no dia 25 de março’21, apresentação da III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Roberto Moniz e Violeiro Chico Lobo no programa da Rádio Antena 1 Madeira – “Hora 10” apresentado por Marta Cília, no dia 23 de março’21, para divulgar a III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil.
 
 
‘Streaming Sessions’ – Concerto Online do Grupo Varejenta no dia 24 de fevereiro’21.
Projeto do Governo Regional através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame.
 
 
Entrevista ao Professor e Músico Roberto Moniz, diretor artístico da Orquestra de Ponteado no programa ‘Madeira Viva’ – RTP Madeira no dia 05 de fevereiro’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
IDIOFONES TRADICIONAIS MADEIRENSES
Semana das Expressões EBSGZ – CONECTADOS – Conferência realizada por Rui Camacho, presidente da Associação Musical Xarabanda.
Nesta “época peculiar” para apenas um grupo/turma de cada vez, respeitando sempre as medidas de contingência estabelecidas, na escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no dia 05 de fevereiro’21.
 
 
Grupo Varejenta no Programa ‘Madeira Viva’ – RTP Madeira no dia 05 de janeiro’21.
Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame e voz.