Eventos 2021

 
 
Atuação do grupo Varejenta & Amigos, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho’21 no Programa ‘Portugal no Mundo’, RTP1/Madeira.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
 
 
Miguel Silva Gouveia destaca trabalho da Xarabanda em prol da “nossa herança coletiva”
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, visitou no dia 26 de maio’21, a Associação Musical e Cultural Xarabanda, para assinar o protocolo de apoio financeiro no valor de 6 mil euros, uma verba que destina-se auxiliar a estrutura e a atividade da Xarabanda.
Fotografias da Câmara Municipal do Funchal.
 
 
Atuação do grupo Cantigas de Cá de Dentro, da Associação Xarabanda no Dia Internacional dos Museus | Noite Europeia dos Museus 2021, a 18 de maio’21.
Fotografias do Museu de Fotografia da Madeira.
 
 
“Xarabanda 40 anos” no Programa Atlântida, RTP Madeira, no dia 15 de maio’21.
Fotografias de Rui Camacho.
 
 
“Composição sem Limites” por Zé Luiz Rodovalho, entrevista ao Músico e Professor Roberto Moniz, no dia 28 de abril’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Leonor Freitas – Voz e Roberto Moniz – Viola de Arame e Rajão no Programa Madeira Viva, RTP-Madeira no dia 23 de abril’2021.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 

Atuação do Quarteto Moritz no Palco Música no Mundo, Fica na Cidade’21, no dia 14 de abril’21 (Online) no Teatro Municipal Baltazar Dias. Fotografias de The Memory Shop – Wedding Photography.

Fotografias do Fica na Cidade

Concerto dos violeiros da III Mostra Internacional de Violas D’Arame do Brasil — Edição Especial MG/PT, no dia 26 de março’21 (On-line).
Roberto Moniz (Viola de Arame – Ilha da Madeira) com participação de Lara Nunes.
Fotografias de Eduardo Costa Produções AudioVisuais e Catarina Nunes.
 
 
 
O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro visitou, no dia 26 de março’21, a associação Xarabanda e verificou o belíssimo trabalho realizado.
“Esta Associação com sede em São Pedro tem realizado um trabalho fenomenal de recolha, produção, recriação e divulgação de um conjunto de tradições madeirenses. Aquilo que a professora Lídia Araújo e o Sr. Rui Camacho definiu por Marca Madeira. Esta Marca Madeira é o trabalho exaustivo de recolha de Contos, Canções, Rezas, Benzeduras, Trajes, Instrumentos, Charolas, Hábitos e costumes Madeirenses. Também têm sido recolhidos Brinquedos antigos e Jogos tradicionais.
Um forma bonita de valorizar a marca Madeira. Verificamos que o grande problema e a grande dificuldade tem sido as suas instalações. Têm andado de edifício em edifício e ficando sempre em locais, como caves, pouco adequado, e com pouco espaço para o seu trabalho e desenvolvimento de projetos. Este situação de pandemia nada tem ajudado na divulgação do seu excelente trabalho. A Junta de Freguesia de São Pedro está disponível sempre para ajudar instituições desta qualidade.
Agradeço por me receber e agradeço, também, os exemplares recebidos de um conjunto de trabalhos realizados pelo Xarabanda.
Note-se que o trabalho do Xarabanda tem sido reconhecido a nível de instituições académicas.”
 
 
Concerto de Roberto Moritz (Machete Madeirense) no 1.º Festival do Cavaquinho Rio 2021 no dia 25 de março’21 (On-line).
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Abertura da III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil (edição especial Minas-Portugal on-line), o encontro contou com a presença portuguesa da Viola de Arame da Madeira com Roberto Moniz, no dia 25 de março’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Roberto Moniz e Violeiro Chico Lobo no programa Madeira Viva, RTP-Madeira no dia 25 de março’21, apresentação da III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
Roberto Moniz e Violeiro Chico Lobo no programa da Rádio Antena 1 Madeira – “Hora 10” apresentado por Marta Cília, no dia 23 de março’21, para divulgar a III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil.
 
 
‘Streaming Sessions’ – Concerto Online do Grupo Varejenta no dia 24 de fevereiro’21.
Projeto do Governo Regional através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame.
 
 
Entrevista ao Professor e Músico Roberto Moniz, diretor artístico da Orquestra de Ponteado no programa ‘Madeira Viva’ – RTP Madeira no dia 05 de fevereiro’21.
Fotografias de Catarina Nunes.
 
 
IDIOFONES TRADICIONAIS MADEIRENSES
Semana das Expressões EBSGZ – CONECTADOS – Conferência realizada por Rui Camacho, presidente da Associação Musical Xarabanda.
Nesta “época peculiar” para apenas um grupo/turma de cada vez, respeitando sempre as medidas de contingência estabelecidas, na escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no dia 05 de fevereiro’21.
 
 
Grupo Varejenta no Programa ‘Madeira Viva’ – RTP Madeira no dia 05 de janeiro’21.
Lara Nunes – Rajão e Roberto Moniz – Viola de Arame e voz.