Sumário/Resumo
O projeto encontra-se dividido em diversas fases. Em primeiro lugar será realizado um diagnóstico, com base numa amostra de estudantes, sobre o nível de conhecimentos histórico-culturais de música tradicional e sua evolução, instrumentos da música popular e o papel dos instrumentos sinfónicos na música clássica de influência popular. Nesta fase pretende-se comparar as propostas educacionais das regiões envolvidas, ao nível da educação artística, especificamente no domínio do património musical regional. A segunda fase do projeto inclui uma pesquisa histórica e etnomusicológica no sentido de comparar as regiões envolvidas, abordando géneros musicais e instrumentos. Na terceira fase será realizado um conjunto de workshops, com o objetivo de divulgar as técnicas musicais de instrumentos tradicionais e também para testar as atividades mais adequadas, a incluir numa edição multimédia. Após esta fase será realizada uma sistematização e criação de conteúdos educativos, com o objetivo de difundir os resultados da pesquisa e exemplos musicais típicos de cada região, numa edição em DVD-ROM. A última fase do projeto inclui a realização de outra série de workshops, direcionada para alunos, tendo como recurso educativo a edição multimédia. O projeto termina com a organização de um seminário para divulgação de resultados.
Objetivos da parceria e relevância para o programa da parceria
O projeto inclui uma fase inicial para análise do nível de conhecimento dos alunos; a apresentação de uma proposta pedagógica sobre património musical; a identificação das necessidades de recursos educativos no âmbito do património musical.
O objetivo principal relaciona-se com o facto de formar alunos mais conscientes da sua herança cultural, à semelhança de outras regiões europeias, para desenvolver cidadãos ativos, manter laços culturais e uma forte identidade, não só regional, mas também europeia. O que será possível através de:
– incentivar o conhecimento, criatividade e novas habilidades sobre música popular e respetivos instrumentos;
– modificar e melhorar propostas educativas;
– promover a criação de conteúdos, serviços e soluções pedagógicas, de uma forma inovadora, com base no estudo comparativo de duas regiões diferentes;
– incentivo à aplicação correta de resultados, utilização de produtos e troca de informações.
Pretendemos atingir os objetivos através de:
– Seminários, conferências e edições
– Workshops sobre instrumentos populares, direcionados para alunos
– Workshops de interpretação musical (solistas e música de câmara)
– Uma edição em CD-ROM, multilingue, sobre instrumentos musicais e repertório tradicional
– Um site multilingue e publicações em blog
– Videoconferências
– Declarações periódicas
– Diagnóstico por intermédio de questionários
– Utilização dos sites das escolas para divulgar resultados e para manter todos os parceiros do projeto informados
– Aplicação de questionários de avaliação.
Os professores e os alunos serão participantes ativos nos workshops e ainda os responsáveis pela avaliação dos materiais produzidos que, no caso de se considerarem adequados, poderão ser adaptados.
Contexto
As duas regiões autónomas envolvidas têm tradições musicais antigas e identidades culturais específicas, que estão em perigo de desaparecer por causa da globalização. Embora provenham de diferentes países, com uma cultura e língua distintas, ambas pretendem criar uma correlação através do estudo comparativo entre as suas caraterísticas. A Madeira e a Galiza mantêm projetos sobre a recuperação do património musical popular e também têm em comum a falta de materiais de ensino, no domínio das novas tecnologias. Em especial, materiais que se enquadrem na área do património musical popular, à semelhança de outras regiões europeias, que promovem o fortalecimento de uma identidade regional e europeia junto dos seus alunos. Nesse sentido é relevante dinamizar a continuidade destes estudos, através de estratégias comuns, para a divulgação nas respetivas comunidades educativas.