Atuação do grupo D’ Improviso no I Evento “Sidra em Brasa”, no dia 26 de novembro’23 na Quinta da Moscadinha, Camacha.
Fotografias de Jomasa Photos

Atuação do grupo Tangedores do Atlântico na 10ª Edição dos ‘Sons & Sabores’, no dia 19 de novembro’23, na Praceta Padre Gabriel Olavo Garcês, Santa Cruz.
Fotografias da Casa do Povo de Santa Cruz

“Música nas Ruínas” – Atuação do grupo Xarabanda na Casa do Povo de Boa Ventura no dia 18 de novembro’23.
Fotografias de Visit BoaVentura

Machico a Pontear – “𝐀 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐞𝐚𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐌𝐚𝐜𝐡𝐞𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐜𝐡𝐢𝐦”, no dia 18 de novembro’23 no Fórum Machico.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Encerramento do projeto “Machico a Pontear” – No sábado, dia 18 de novembro, o Fórum Machico foi o palco escolhido para o encerramento da primeira edição do projeto “Machico a Pontear”, organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Machico e a Associação Xarabanda. Esta última sessão, onde esteve presente o presidente do município de Machico, Ricardo Franco, contou com três momentos, sendo o primeiro um concurso de músicos interpretes de cordofones denominado “Festival Machico a Pontear”, seguindo-se uma entrega de prémios onde se destaca o reconhecimento de mérito ao construtor de cordofones Manuel Moniz.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Grupo Varejenta na 10ª Edição dos ‘Sons & Sabores’, no dia 17 de novembro’23, na Praceta Padre Gabriel Olavo Garcês, Santa Cruz.
Fotografias da Casa do Povo de Santa Cruz

Machico a Pontear – A Pontear com D’Leiname. No âmbito do projeto “Machico a Pontear”, organizado em parceria entre a Associação Musical e Cultural Xarabanda e o Município de Machico, realizou-se, no dia 17 de novembro’23, na Capela de São Roque, mais uma conversa com a participação de Pedro Gonçalves com o tema “Empreendedorismo – Repertório contemporâneo” seguindo-se a atuação do grupo D’Leiname.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Visita Exposição – Inserido no Festival de Cordofones Madeirenses – “Machico a Pontear”, no dia 16 de novembro’23, tivemos a visita de uma turma do 4.º ano, da Escola de Sant’Ana – Externato (Machico), à Exposição de Cordofones Madeirenses, patente na Sala de Atividades da Junta de Freguesia de Machico, Professores responsáveis: Sérgio Guimarães e Cláudia Costa.
Guia e dinamizador da atividade: Roberto Moniz
Fotografias de Paula Fernandes

Machico a Pontear, decorreu, no dia 15 de novembro, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico, mais uma sessão do projeto “Machico a Pontear” que teve o seu início com uma conversa com Leonor Pereira, Victor Teixeira, Lara Nunes e Nuno Nicolau, seguindo-se momentos musicais com os mesmos protagonistas.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Machico a Pontear – “A Pontear com Si Que Brade”. No dia 14 de novembro’23 realizou-se uma visita à Exposição de Cordofones com Roberto Moniz na Sala de Atividades Culturais da Junta Freguesia de Machico.
No Salão Nobre da Câmara Municipal de Machico, uma conversa sobre “Si Que Brade – 35 anos de História”, com Roberto Moritz. A iniciativa terminou com um concerto do grupo Si Que Brade.
Fotografias de Paula Fernandes e Roberto Moniz

Machico a Pontear – “A Pontear com o Machetinho”. No âmbito do projeto “Machico a Pontear”, organizado em parceria entre a Associação Musical e Cultural Xarabanda e o Município de Machico, realizou-se, no dia 13 de novembro, no Núcleo Museológico Solar do Ribeirinho, mais uma conversa sobre cordofones, com a participação de João Caldeira com o tema “Meti-me em Machetices”. A iniciativa terminou com um concerto do grupo Machetinho.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

“Machico a Pontear” – A Pontear com a Tuna de Machim no Festival de Cordofones Madeirenses, no dia 12 de novembro de 2023, juntando uma conversa com Manuel Spínola, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico
“Machico a Pontear” – Formação em Composição com Roberto Moritz e Conversas com os Violeiros Madeirenses, sob o tema “Que motivações para a construção, caminhos e saídas” no Festival de Cordofones Madeirenses, no dia 11 de novembro de 2023, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico.
Fotografias de Eduardo Costa

Apresentação da Música Tradicional dos vários núcleos da Região e atuação do “Braguinha Lírico”, Paulo Esteireiro e Mário André Rosado, no programa Atlântida, ep.24 no dia 11 de novembro’23.
Fotografias de Catarina Nunes

O grupo Varejenta, participou no Concurso ‘Estrelas ao Sábado’ na RTP1, a maior festa de música tradicional e popular portuguesa, no dia 11 de novembro’23.
Dos 8 participantes, o grupo Varejenta passou para a segunda fase da competição com 21% dos votos do público, na segunda fase da competição apurados com 4 grupos participantes, Varejenta com 27% dos votos do público, garante o seu lugar na Semifinal da competição “Estrelas ao Sábado”, com os temas “Madeira D’honra e “Foram-se os Homens ao Mar”.
Varejenta apresentou -se com: Lara Nunes (Rajão), Carlota Freitas (Voz), Roberto Moniz (Viola d’Arame e Voz), Salvador França (Ukulele Baixo), Luís França (Cajon) e Inês Gouveia (Trompete).

Abertura do Festival de Cordofones Tradicionais Madeirenses “Machico a Pontear”, no dia 10 de novembro’23, na Sala de Atividades Culturais da Junta de Freguesia de Machico foi palco para a abertura da exposição alusiva ao projeto ”Machico a Pontear”.
O momento seguiu-se de um concerto protagonizado pelo grupo “Varejenta”.
De referir que a iniciativa nasceu fruto de uma parceria entre os Xarabanda e a Câmara Municipal de Machico e tem como objetivo central a valorização e promoção dos cordofones.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Apresentação do Projeto “Machico a Pontear”, teve lugar, no dia 2 de novembro’23, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do Projeto “Machico a Pontear”, que irá decorrer em Machico entre os dias 10 e 18 de novembro. A apresentação deste evento cultural contou com a presença do presidente do município, Ricardo Franco e com a presença de Roberto Moniz, em representação da Associação Musical e Cultural Xarabanda.
O Projeto “Machico a Pontear”, uma parceria entre a Câmara Municipal de Machico e a Associação Musical e Cultural Xarabanda, irá apresentar várias iniciativas ligadas aos cordofones madeirenses, nomeadamente exposições; oficinas; espetáculos e conversas.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Varejenta & Inês Gouveia no programa Madeira Viva, RTP-Madeira, ep.148, no dia 01 de novembro’23.
Fotografias de Catarina Nunes

A Vereadora da Câmara Municipal de Machico, Mónica Vieira e o Vice-Presidente/Músico da Associação Xarabanda, Roberto Moniz, visitaram no dia 31 de outubro’23, a Oficina do Mestre Violeiro, Manuel Moniz, afim de formalizar o convite para o Festival de Cordofones Madeirenses – “Machico a Pontear”, cuja primeira edição vai decorrer de 10 a 18 deste mês, numa parceria entre o Município e a Associação Xarabanda.
Fotografias de Paula Fernandes

Atuação do grupo D’Improviso na Festa dos Cantadores e Tocadores dos Açores, organização da Associação de Cantadores e Tocadores, no dia 21 de outubro’203 no Pavilhão de Candelária, Açores, em Homenagem ao Grande Amigo João Alberto Pereira.
Fotografias de António Travassos.

Varejenta & Inês Gouveia – Atuação no Festival da Natureza, no dia 5 de outubro’23, nas Queimadas – Santana, evento organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, em parceria com a Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa
Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo D’Improviso na V Mostra do Maracujá e Derivados, na Ribeira Brava no dia 1 de Outubro’23.
Fotografias de Paula Fernandes

Atuação do grupo Velha Guarda & Rodopio Pitoresco no dia 01 de outubro’23 no Festival de Artes do Funchal 2023 – Enseada na Praça Amarela.
Fotografias Enseada

Atuação do grupo Xarabanda no Festival de Artes do Funchal 2023 – Enseada, no dia 30 de setembro’23 na Praça Amarela.
Xarabanda é composto por Carlos Figueira (voz e baixo), Slobodan Sarcevic (acordeão), Roberto Moniz (viola e viola de arame), Duarte Salgado (percussão) e Filipa Camacho (voz).
Fotografias Enseada

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com a Associação Musical e Cultural Xarabanda e o Grupo Folclórico da Boa Nova, homenageou o Sr. Eleutério de Nóbrega. no dia 29 de setembro’23 na Praça Amarela, no Festival de Artes 2023 – Enseada.
Eleutério Gonçalves Martins de Nóbrega nasceu em 1948, no sítio do Farrobo de Cima, freguesia de São Gonçalo. É sem dúvida uma das raras pessoas que ainda tem o talento e sabedoria de contador de histórias. É Charambista e a única pessoa que no Funchal planta e colhe trigo de uma forma artesanal.
Fotografias Enseada

Enseada – Festival de Artes do Funchal 2023 – “A Oficina do Saber Fazer” com José Camacho, no dia 29 de setembro’23 na Praça Amarela.
Fotografias Enseada

Enseada – Festival de Artes do Funchal 2023, atuação do grupo Varejenta & Inês Gouveia, na Praça Amarela, no dia 29 de setembro’23.
Varejenta: Lara Nunes – Rajão, Carlota Freitas – Voz, Roberto Moniz – Viola de Arame e Voz, Salvador França – Ukulele Baixo e Luís França – Bateria
Convidada: Inês Gouveia – Trompete
Fotografias de Catarina Nunes

Concerto Pedagógico “Os Fonogramas da Tradição Musical Madeirense”, por elementos da Associação Xarabanda, Helena Camacho, Tozé Cardoso, Rui Camacho e João Viveiros, na Feira do Livro da Calheta, no dia 28 de setembro’23.
Fotografias da Câmara Municipal da Calheta

Atuação do grupo Varejenta na Festa do Vinho ‘Da Vinha ao Lagar’, promovida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, no dia 16 de setembro’23 nas Vinhas do Tico.
Fotografia da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa – Retoiça

XIII Festival Violas do Atlântico, com Roberto Moritz no Braguinha, Madeira e Rafael Carvalho na Viola da Terra, Açores, 13.ª edição de um festival produzido pela Associação de Juventude Viola da Terra, que decorreu nos dias 9 e 10 de setembro na ilha de São Miguel.
Fotografias da Viola da Terra AJ e da Câmara Municipal da Lagoa, Açores

Atuação do grupo “D’Improviso no 2º Encontro de Património Cultural Imaterial no Arquipélago da Madeira, no Museu Frederico de Freitas no dia 09 de setembro 2023.
Fotografia de Paula Fernandes

Participação do grupo ”Varejenta” no 2.º Festival da Canção Rural, no dia 3 de setembro’23, com os músicos: Roberto Moniz (viola de arame e voz); Carlota Freitas (brinquinho e voz); Luís França (Cajon); Pedro Gonçalves (braguinha); Roberto Moritz (ukulele baixo), compositor da música: Roberto Moniz e letra: Ana Paula Spínola.

“MADEIRA CANÇÕES SEM TEMPO” – Gravações para o CD de Frei Vicente e a Orquestra de Ponteado no estúdio Paulo Ferraz, no dia 29 de agosto’23.
Fotografias de Paulo Ferraz

A artista Malitzin Cortes, uma das vencedoras da bolsa do Programa de Residência Artística – PRA (2023-2024) no âmbito do projeto Transgression: art + technology, apresentou-se no dia 28 de agosto, no Colégio dos Jesuítas, para uma conferência onde deu a conhecer a sua residência artística na Associação Musical e Cultural Xarabanda e todo o trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo do seu percurso.
Transgression art + technology é dinamizado pela APCA, com a direção e curadoria de Hernando Urrutia, e conta com o apoio da DG ARTES – Direção Geral das Artes e da República Portuguesa – Cultura.
Fotografias de Miguel Apolinário

“Dizeres e Cantigas da Tradição”, com atuação do grupo Tangedores do Atlântico na Avenida da Ponta do Sol, no dia 27 de agosto’23, inserido na Semana da Cultura Popular e Tradicional da Ponta do Sol.
Fotografias do Município da Ponta do Sol

A artista mexicana Malitzin Cortes é uma das vencedoras da bolsa do Programa de Residência Artística – PRA (2023-2024) no âmbito do projeto TRANSGRESSION art + technology PR2, promovido pela APCA.
A artista está a desenvolver um trabalho de recolha e pesquisa de material do património imaterial, especificamente material sonoro, visual, e audiovisual, em colaboração com a Associação Musical e Cultural Xarabanda para facilitar as novas possibilidades de criação na conciliação de dois mundos, o analógico e o digital.
Fotografias de Miguel Apolinário

Atuação do grupo Quarteto Moritz, no ‘Santana North Festival’, no dia 20 de agosto’23.
Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo Varejenta & Inês Gouveia na Festa Gastronómica do Caniço no dia 19 de agosto’23.
Varejenta: Lara Nunes, Rajão, Carlota Freitas, Voz, Roberto Moniz, Viola de Arame e Voz, Salvador França, Ukulele Baixo e Luís França, Cajon.
Convidada: Inês Gouveia, Trompete.
Fotografias de Catarina Nunes e Freguesia do Caniço

Atuação do grupo Xarabanda na 36ª Gastronómica de Machico no dia 01 de agosto’23.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Atuação do grupo Xarabanda na ‘Mostra do Trigo e da Batata Doce‘, no dia 29 de julho’23, em São Jorge, Santana.
Fotografia de Paula Fernandes

Roberto Moniz e Roberto Moritz atuaram na inauguração da exposição ‘O Hawaii e a Madeira’ na abertura da “Fábrica de Prazeres”, no dia 28 de julho’23.
Fotografias da “A Fábrica de Prazeres”.

“Sons com alma” uma atividade dinamizada pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, para 20 utentes do Centro Comunitário Regional, no dia 24 de julho’23, na Biblioteca Municipal do Funchal.
Fotografias da Biblioteca Municipal do Funchal

Animação de Verão com o grupo ‘Tangedores do Atlântico’, no dia 18 de julho’23, no Largo das Palmeiras, Porto Santo.
Fotografia de José Campinho

Visita à sede da Associação Xarabanda dos alunos do Curso Intensivo de Verão de Língua Portuguesa-Literatura e Cultura Madeirense, com a Professora Idalina Camacho da UMa, no dia 17 de julho de 2023.
Fotografia Tomás Camacho

“Uma tarde animada e cheia de músicas que enchem a alma!”, “Uma forma fantástica de recordar belos tempos!”, “A forma ideal para alegrar o coração e rejuvenescer a alma!”, “maravilhoso! Se repetirem, eu voltarei!”. Foram as frases proferidas pelos utentes do Centro Comunitário do Funchal após a terceira sessão “Sons com Alma”, criada e interpretada por elementos da Associação Musical e Cultural Xarabanda, no dia 17 de julho’23 na Biblioteca Municipal do Funchal.
Fotografias da Biblioteca Municipal do Funchal

Atuação da Orquestra de Ponteado – ‘Noites de Verão’, no dia 14 de julho’23, em São Martinho, jardim dos cubos.
Fotografias de Catarina Nunes

“Sons com alma” é uma atividade criada e realizada pela Associação Musical e Cultural Xarabanda para animar as segundas-feiras do mês de Julho na Biblioteca Municipal do Funchal.
No dia 10 julho’23, os afortunados foram alguns utentes do CACI Machico e do Centro de Dia da Penteada que tiveram a oportunidade de ouvir e cantar músicas com alma bem madeirense e de ficar a conhecer a lenda da capela mais pequena do mundo, que fica na travessa das Capuchinhas.
Fotografias de Andreia Baptista

Atuação do Grupo Machetes de Machim na ‘8.ª Festa Gastronómica de Santa Cruz’, no dia 8 de julho’23 em Santa Cruz.
Fotografias de Catarina Nunes

Atividade desenvolvida pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, denominada “Sons com alma” com 20 utentes do ginásio da Barreirinha, no dia 4 de julho’23, na Biblioteca Municipal do Funchal.
Elementos da Associação: João Viveiros, Viola, Tozé Cardoso, Rajão, José Camacho, Braguinha e Rui Camacho.
Fotografias da Biblioteca Municipal do Funchal

Atuação da Orquestra de Cordofones da Madeira (Orquestra de Ponteado e Machetes de Machim) no VII Festival de Arte e Pesca, no dia 30 de junho’23 em Machico.
Fotografias de Catarina Nunes

VIII Encontro de Repentismo – “A improvisar é q’a gente s’entende” na Praça Padre Patrocínio Alves, nas festas do concelho de Santa Cruz, no dia 25 de junho’23.
Participação de Repentistas Madeirenses, o grupo Cordophonia, a Dupla de Repente Brasileiro, Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre e do Alentejo, Pedro Mestre e Luís Baldão.
Fotografias Cultura de Santa Cruz

VIII Encontro de Repentismo: “A improvisar é q’a gente s’entende” – Abertura da Exposição – “Tocadores e Cantadores d’Improviso” de Santa Cruz, no dia 24 de junho’23 no núcleo da AMC Xarabanda em Santa Cruz, nesta exposição foi apresentado figuras que retratam uma ligação de gerações entre o passado e o presente. Algumas gerações familiares são mesmo o reflexo da continuidade desta prática popular de transmissão oral.
Fotografias Cultura de Santa Cruz

Conferência: “A improvisar é q’a gente s’entende”, no dia 24 de junho’23 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz, este evento está integrado no VIII Encontro de Repentismo: “A improvisar é q’a gente s’entende”, que ocorreu nos dias 24 e 25 de junho’23, organizado pela Associação Musical e Cultural Xarabanda em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz.
Fotografias de Roberto Moniz

Roberto Moniz e Comitiva de Repentistas Madeirenses no Programa Madeira Viva, RTP Madeira, no dia 22 de junho’23, apresentar o 8.º Encontro de Repentismo de Santa Cruz intitulado: “A Improvisar é q’a gente s’entende”, que este ano e pela segunda vez é também um evento internacional.
Fotografias de Catarina Nunes

Participação do grupo “Varejenta” no 2.º Festival Nacional da Canção Rural 2023 – Torres Vedras, representando o Município de Machico – Câmara Municipal de Machico, no dia 18 de junho’23, com a Canção “Madeira d’Honra” com letra de Ana Paula Spínola e Música de Roberto Moniz. Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, acompanhou o grupo.
Varejenta composto por Pedro Gonçalves, Braguinha, Roberto Moniz, Viola de Arame e Voz, Carlota Freitas, Brinquinho e Voz, Francisco Jesus, Ukulele Baixo e Luís França, Cajon.

Sessão “OFICINA DO SABER FAZER” – o instrumento rítmico escolhido foi o idiofone da tradição madeirense, o Chocalho, no dia 17 de junho’23 na Sede da Associação Xarabanda.
Fotografias de Rui Camacho

Santa Cruz dá palco à Tradição. No dia 12 de junho, apresentação da programação para as Festas do Concelho de Santa Cruz – ‘SantaFaz 2023’, a decorrer entre os dias 22 e 25 de junho’23.
“Roberto Moniz salientou que este ano o encontro tem convidados do Brasil e do Alentejo, com a presença do reputado Pedro Mestre”.
Fotografias da Câmara Municipal de Santa Cruz

Primeira sessão do Saber Fazer um Num-Num, na sede da Associação Xarabanda, no dia 3 de junho’23.
Fotografia de João Viveiros

Animação, dança e alegria não faltou com atuação do grupo Varejenta no ‘Encontro Luso Brasileiro’, no dia 30 de maio’23 em São Vicente.
Varejenta: Lara Nunes – Rajão, Roberto Moniz – Viola de Arame e Voz, e Luís França, Cajon.
Fotografias de Catarina Nunes

Participação do músico Roberto Moniz & Jerry Sousa, no dia 28 de maio’23, no Palco da Praça Laranja, no programa de animação cultural da 93.ª Feira do Livro de Lisboa.
A apresentação das Violas de Arame da Madeira e Terceira, nos Açores, é uma iniciativa e organização da DRAC – Açores, em parceria com a DRC – Madeira, de forma a fazer representar a cultura destas duas regiões nesta montra.
Fotografias de Catarina Nunes

Associação Xarabanda parceiro no Programa de Residência Artística – PRA do TRANSGRESSION art + technology PR 2, em prol da difusão do património cultural imaterial da região Autónoma da Madeira e suas possibilidades de gerar novas aproximações criativas, desde a transgressão nas áreas digitais audiovisuais.
TRANSGRESSION art + technology PR2 (TRANSGRESSÃO arte + tecnologia PR 2) – É um encontro com transgressões de vários campos e da visão de cada um dos diferentes artistas selecionados através de uma Convocatória Aberta, com duas vertentes que apresentam transgressões diferentes, desde a forma de visualização na esfera digital, procurando sempre no seu desenvolvimento a ligação formal entre arte e tecnologia, 1ª Convocatória Aberta dirigida a obras audiovisuais experimentais já realizadas e a 2ª Convocatória Aberta com obras realizadas com base a uma residência artística, interagindo com entidades analógicas, ligadas ao património cultural da Região Autónoma da Madeira. Os artistas selecionados irão apresentar vários temas, conceitos e questões colocadas pelas suas obras, apresentando diferentes formas de narrativas através de processos de múltiplas linguagens de erros ou novos processos tecnológicos, o produto dos diferentes defeitos dos dispositivos digitais e analógicos que nos dão imagens incompletas ou transformadas, bem como os novos processos de geração de imagens e som.
Dia da assinatura da parceria com APCA e o Diretor Artístico Prof. Hernando Urrutia no dia 22 de maio’23.
Fotografia de João Viveiros

Apresentação do Caderno Xarabanda nº7 “Os fonogramas da tradição musical madeirense, da autoria de Rui Camacho e Jorge Torres, na XI Feira do Livro de Machico no dia 20 de maio’23.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico, Roberto Moniz e Paula Fernandes

Abertura oficial da Feira do Livro Francisco Álvares de Nóbrega, Machico no dia 17 de maio’23.
O evento literário, organizado pela Câmara Municipal de Machico, visa fomentar a cultura dos livros na camada mais jovem, mas também suscitar o gosto pela leitura junto da restante população machiquense.
A abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, da vereadora com o pelouro da Cultura Mónica Vieira.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Atuação do grupo ‘Xarabanda’ na ‘Semana Cultural da Ponta Delgada‘, no dia 14 de maio’23.
Fotografia da Casa do Povo da Ponta Delgada

Sebastião Antunes e Luís Bento, membros da Banda Portuguesa “Quadrilha”, orientaram no dia 13 de maio’23, na Casa da Música de Machico, sede do grupo ‘Machetes de Machim’ uma “Oficina de Composição de Originais”, inspirados em música popular portuguesa, que contou com a presença dos elementos dos Machetes de Machim , Xarabanda, Orquestra de Ponteado, Varejenta e Cazoada. Esta foi uma atividade promovida pela Associação Musical e Cultural Xarabanda em parceria com a Associação Grupo de Folclore de Machico, sob a responsabilidade do músico e professor Slobodan Sarcevic.
Fotografias de Rui Camacho

Atuação do grupo Orquestra de Ponteado na ‘Primeira Edição do Sarau Cultural CHRONOS’, na Escola Secundária Francisco Franco, Funchal, no dia 12 de maio’23.
Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo Varejenta na cerimónia de lançamento do projeto ‘Um Dia Pela Vida em Santa Cruz’, no dia 10 de maio’23, no Salão Paroquial de Santa Cruz.

Roberto Moniz, professor e músico da Associação Xarabanda, participou no dia 10 de maio’23, na Primeira Edição do Sarau Cultural Chronos, na Escola Secundária de Francisco Franco, uma conversa sobre cultura, dança, música, literatura e folclore.
Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo ‘Tangedores do Atlântico’ na ‘Semana Cultural da Ponta Delgada‘, no dia 09 de maio’23.

Concerto do grupo Quarteto Moritz e Paz Spínola, no Solar do Ribeirinho, Machico, no dia 08 de maio ’23, no âmbito das comemorações do Dia do Município.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

No âmbito da comemoração da “Semana das Línguas” na EB23 do Estreito de Câmara de Lobos, numa atividade dinamizada pelo departamento de Línguas da escola, o Grupo “Varejenta”, constituído por Roberto Moniz (Viola d’Arame e Voz) e Lara Nunes (Rajão), no dia 8 de maio, promoveu um concerto didático sobre o texto poético e os regionalismos contidos nas letras das canções tradicionais e populares da Madeira e Porto Santo. Nesta atividade, foram também apresentados os dois cordofones, Viola d’Arame e o Rajão, e o grupo interpretou vários géneros da tradição musical Madeirense e Porto-Santense. Com esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de contactar com o património material e imaterial musical madeirense.

Atuação do grupo ‘Cantigas de Cá de Dentro’ no dia 05 de maio’23, no Colégio Infante D. Henrique, no âmbito da Semana da Leitura, neste que foi também o Dia Mundial da Língua Portuguesa! O tema abordado foi a Literatura Oral Tradicional, com base nas cantigas narrativas, contos, provérbios, adivinhas e lengalengas.
‘Cantigas Cá de Dentro’ – Rui Camacho (Percussão), Helena Camacho (voz) e Lídia Araújo (Braguinha e voz).
A improvisar é q’a gente s’entende, com os improvisadores: Roberto Moniz (Viola de arame e voz) e Francisco Jesus (Braguinha e voz)
Fotografias de Catarina Nunes

O grupo de música tradicional madeirense Varejenta, encerrou a segunda noite da Semana da Cultura da Ribeira Brava com uma grande atuação, no dia 28 de abril’23.
Composto por Lara Nunes (Rajão), Roberto Moniz (Viola d’Arame e Voz), Carlota Freitas (Voz), Salvador França (Ukulele Baixo) e Luís França (Cajon).
Fotografias da Câmara Municipal da Ribeira Brava

PREPARAÇÃO DO PROJETOCARDO APRENDER COM O SOM DOS BÚZIOS – é um projeto audiovisual, de carácter pedagógico, criado e desenvolvido durante os últimos dois anos. A ideia surgiu dos professores de 1.º Ciclo que alertaram para a crescente necessidade de disponibilizar recursos audiovisuais de qualidade, que cultivem a criatividade, o bom gosto e a sensibilidade, de modo a promover a música tradicional portuguesa a nível Nacional. Em 2023 este projeto será dedicado ao concelho do Funchal, em parceria com a Associação Xarabanda e a Escola Eb1/PE e Creche De Santo Amaro com o apoio da CMF. Envolverá crianças entre os 5 e os 10 anos de idade. Tem como objetivo oferecer aos professores e encarregados de educação material educativo da tradição musical madeirense.
Atividade de preparação orientada pela Profª, Nina do PRPJETOCARDO, com os alunos do 1º Ciclo com a colaboração dos professores da Escola de Santo Amaro, no dia 27 de abril’23.
Professores da Escola Eb1/PE e Creche De Santo Amaro: Helena Camacho, Graciela Jarimba e João Camacho.
Coordenador: Rui Camacho
Fotografias: Rui Camacho

‘Comemorações do 25 de abril’ – Varejenta e Convidados na II Feira do Livro de Santa Cruz, na Promenade do Reis Magos no dia 25 de abril’23.
Fotografias do Município de Santa Cruz

‘Comemorações do 25 de abril’, com Orquestra de Cordofones (Orquestra de Ponteado e Machetes de Machim) no Largo do Município – Machico.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Oficina de Repentismo, contou com Música, Canto e Improviso, iniciativa conduzida pelo professor e improvisador Roberto Moniz, na II Feira do Livro de Santa Cruz, no dia 24 de abril, na Promenade dos Reis Magos, no Caniço.
Fotografias do Município de Santa Cruz e Paula Fernandes

Atuação do grupo Tangedores do Atlântico, na ‘1.ª Edição do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal‘ no dia 23 de abril’23, em Santana.
Fotografias do Município de Santana

Assinatura de Protocolo com a Associação Xarabanda. No âmbito da sua política de proximidade às associações culturais, o Município de Machico representado pelo presidente, Ricardo Franco e a Associação Musical e Cultural Xarabanda, representada pelo presidente Rui Camacho assinaram, no dia 21 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração.
Este protocolo tem como principal objetivo a realização, por parte da Associação Xarabanda, de eventos culturais no concelho com a parceria do município, tanto a nível logístico como financeiro.
Xarabanda tem na sua génese a realização de projetos que visam o reforço da luta pela defesa da cultura e identidade regional, mais concretamente e, neste caso particular, os Cordofones Madeirenses (Machete / Braguinha, Rajão e Viola de Arame). Neste sentido, o município irá apoiar dois projetos: “Temporada Artística – 2023” e “Machico a Pontear” Cordofones Madeirenses do Concelho de Machico. Esses projetos promovem a realização de concertos musicais, envolvendo os grupos da Associação Musical e Cultural Xarabanda e os grupos e músicos do município.
Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Stand Xarabanda, na II Feira do Livro de Santa Cruz, de 20 a 25 de abril’23, na promenade dos Reis Magos, no Caniço.
Fotografias de Paula Fernandes e Município de Santa Cruz


Fotografias de Rui Camacho e Rui Nóbrega

Stand Xarabanda na 49.ª Feira do Livro do Funchal, de 24 de março a 2 de abril’23, na Placa Central da Avenida Arriaga, Funchal.
Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo Tangedores do Atlântico: Roberto Moniz, Roberto Moritz e Paulo Esteireiro, na Casa da Cultura de Santa Cruz, no dia 22 de março’23.
Fotografias da Casa da Cultura de Santa Cruz

Atuação do grupo ‘Tangedores do Atlântico’ – Paulo Esteireiro, Roberto Moritz e Roberto Moniz, no programa Madeira Viva, RTP-Madeira, no dia 20 de março’23.
Fotografias de Catarina Nunes

Participação do grupo Orquestra de Ponteado nas III Jornadas de Viola Braguesa, na Universidade do Minho, Braga, no dia 18 de março’23.

Apresentação do Projeto e Livro Digital ‘Nós Somos’, com atuação do grupo Orquestra de Ponteado, no dia 10 de março’23, no Auditório da Casa do Povo da Camacha.
Fotografias de Catarina Nunes

“Charamba em busca de um futuro” – ‘Making Of’ de mais uma sessão de inventariação de charambistas, em Santa Cruz, no dia 4 de março’23. Contou com a presença dos colaboradores da Associação Xarabanda, do Nelson Gonçalves, dos estagiários do Curso Estudos de Cultura e intérpretes/charambistas desta sessão: Gilberto Reis; Alcino Freitas; Mário Vieira e Francisco Jesus.
Fotografias de Roberto Moniz

Apresentação do Cancioneiro na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, pelos elementos da Associação Xarabanda, Rui Camacho, Tozé Cardoso, João Viveiros e Helena Camacho, no dia 03 de março’23.
Fotografias da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco

Apresentação dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, pelo grupo Varejenta (Lara Nunes e Roberto Moniz) aos alunos da Escola EB1/PE Lombada, no dia 7 de fevereiro’23.

Concerto “Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses” no dia 04 de fevereiro’23 com a participação dos grupos Agc Flores de Maio “Machetinho”, Jovens Cordofonistas e o Grupo de Folclore do Rochão. Foi também realizada a cerimónia de entrega dos certificados de participação e do voucher de oferta de um braguinha do mestre Carlos Jorge a todos os vencedores de cada uma das categorias a concurso. O voucher foi uma oferta da Associação Musical e Cultural Xarabanda.
Fotografias de Rui Camacho

Realizou-se na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira no dia 03 de fevereiro’23 o Concerto ‘aCORDE’ 2023 com a participação da Orquestra de Cordofones Madeirenses (Orquestra de Ponteado e Machetes de Machim) e a escola EB1/PE da Ladeira com a direção artística dos professores Roberto Moniz e Lino Alves.
Fotografias de Rui Camacho

2ª Edição do Concurso Regional de Cordofones Tradicionais Madeirenses realizado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira no dia 3 de fevereiro’23.
Vencedores:
Nível 1 – Tomás Ferreira Câmara – prof. Nuno Mendonça;
Nível 2 – Santiago Agrela Gomes – prof. Roberto Moritz;
Nível 3 – Tiago Alexandre Castro Timóteo – Prof. Roberto Moritz;
Nível 4 – Maria Leonor Malaca Pereira – Prof. Roberto Moniz;
Nível 5 – Victor Hugo Silva Teixeira – Prof. Pedro Gonçalves.
Fotografias de Rui Camacho

Palestra pelo convidado Luís Capela e entrega dos prémios ‘aCORDE 2023’ – Prémio Carlos Santos, recebido por Rui Camacho, Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos, cujo vencedor foi o Professor Humberto Pedras e Prémio Jovem Revelação, ao jovem Emanuel Inácio, no dia 03 de fevereiro’23 na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.
Fotografias da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, ALRAM

‘aCORDE 2023’ – 2.º Dia do Roteiro – Oficina com o professor Daniel de Jesus e Concerto na primeira parte pelos alunos da EB1/PE das Figueirinhas do professor Sérgio Ribeiro e segunda parte pelo professor Roberto Moniz , Francisco Jesus, professor Luís Capela e pelo professor Herman Vandecauter, no Centro de Estudos de História do Atlântico, no dia 02 de fevereiro’23.
Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

‘aCORDE 2023’ – 1.º Dia do Roteiro – Oficina com a professora, Catarina Gomes e Concerto pelos alunos da EB1/PE/C de Santa Cruz da professora, Merícia Bettencourt e alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira da classe do professor, Pedro Gonçalves, no Centro de Estudos de História do Atlântico, no dia 02 de fevereiro’23.
Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

No âmbito do evento ‘aCORDE 2023’, o Teatro Municipal Baltazar Dias recebeu o Workshop ‘aCORDE’ com o Mestre Violeiro Carlos Jorge, com o professor Roberto Moritz e com a professora Catarina Gomes, no dia 02 de fevereiro’23.
Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

Abertura da 6.ª edição do aCORDE 2023. Trata-se de um evento que tem como propósito a promoção dos Cordofones Tradicionais Madeirenses” (Braguinha, Rajão e Viola de Arame). A iniciativa contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, a instituição que promove o evento através da Direção Regional de Educação – Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA).
Fotografias da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, ALRAM

Orquestra de Cordofones composta por alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode, do grupo Orquestra de Ponteado e do grupo Machetes de Machim, no Madeira-Viva, RTP-Madeira no dia 30 de janeiro’23, no âmbito do ‘aCorde’ – Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses que se realiza entre os dias 1 a 4 de fevereiro’23 na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira – ALRAM.
Diretor artístico: Roberto Moniz
Fotografias de Catarina Nunes

Conferência realizada pelo grupo Varejenta (Roberto Moniz e Lara Nunes) na Escola Secundária de Francisco Franco, sobre o tema ‘Património Cultural e Imaterial na RAM, da Teoria à Prática Musical’ – Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, no dia 26 de janeiro’23, organizado pelos docentes do curso, André Chaves e Roberto Fernandes e pelo coordenador do Clube de Rotas da História, Olavo Teixeira.

Apresentação do livro ‘Severa 1820’, apresentado por Rui Camacho e Paulo Esteireiro, no dia 21de janeiro’23, no foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito do evento Fado Funchal.
Fotografias do Teatro Municipal Baltazar Dias
Apresentação da 5ª edição do Festival de Fado, no dia 04 de janeiro’22, a Câmara Municipal do Funchal volta a dinamizar, este ano, o Festival de Fado de 18 a 21 de janeiro. O evento terá a maior edição de sempre, com oito espetáculos, sendo seis no Auditório do Jardim Municipal e dois no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde será feita, pela primeira vez, a apresentação de um livro ‘Severa 1820’, no Teatro Municipal Baltazar Dias, através da Associação Xarabanda, por Rui Camacho e José Moças.
Fotografias da Câmara Municipal do Funchal