Eventos 2024

O Museu Etnográfico da Madeira teve casa cheia para assistir ao Concerto do TRIO ZARGO, no âmbito do projeto “Da Vinha do Lagar”, promovido pela Associação Retoiça, em parceria com a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, inserido nas comemorações da Festa do Vinho 2024, no dia 14 de setembro’24.

MÚSICOS: Mário Freitas – Contrabaixo, Roberto Moniz – Viola e Rajão e Roberto Moritz – Machete.

Fotografias do Museu Etnográfico da Madeira

Grupo musical Varejenta em Viseu no âmbito do intercâmbio cultural promovido entre as freguesias do Imaculado Coração de Maria e Viseu, geminadas desde 1999, que decorreu nos dias 6 a 9 de setembro’24.

Durante os dias, as freguesias reforçaram laços de amizade e partilha cultural que as unem há 25 anos, numa salutar troca de experiências e celebrações das respectivas tradições.

Frei e Vicente e Orquestra de Ponteado da Associação Xarabanda, na Homenagem do IV Congresso – São Jorge: Memória e Futuro e Lançamento do CD – “Cantigas sem Tempo”, no dia 15 de agosto’24.

Fotografias da Junta de Freguesia de São Jorge

Atuação do grupo Xarabanda no “Art’Camacha”, Largo da Achada, Camacha, no dia 11 de agosto’24.

Fotografias de Art’Camacha

Atuação do grupo Varejenta nas Festas de Verão, Porto Santo, na Praça do Barqueiro, no dia 7 de agosto’24.

Fotografias de Eduardo Costa e Município do Porto Santo

Atuação da Orquestra de Cordofones Madeirenses, na Semana Gastronómica de Machico, no dia 3 de agosto’24.

Fotografias Câmara Municipal de Machico

‘Arquivos Musicais Havaianos e Iniciativa do Museu Ukulele’ – Visita HMA – Professores do Conservatório na Madeira, Roberto Moniz e Roberto Moritz juntamente com o Coordenador de Festa Portuguesa, Danny Abreu, visitaram os Arquivos de Música Havaiana no Hawaiʻi State Archives, para discutir as colaborações internacionais entre a Madeira e o Havaí e a importância do acesso, da educação e do avanço da cultura e das artes, no dia 1 de agosto’24.

Fotografias de Shawn Yacavone

‘Arquivos Musicais Havaianos e Iniciativa do Museu Ukulele’ – Palestra UHM – demonstração da palestra com Roberto Moniz e Roberto Moritz na Universidade do Havaí, no dia 1 de agosto’24

Fotografias de Shawn Yacavone

Atuação do grupo A Velha Guarda & Rodopio Pitoresco no festival Tradidanças, em Carvalhais, no dia 31 de julho’24.

Fotografias Tradidanças

‘Arquivos de Música Havaiana e Iniciativa do Museu Ukulele’ – Entrevista na Rádio Pública do Havaí, com partilha de música e das tradições culturais entre o Havaí e a Madeira, no dia 30 de julho’24.

Fotografias de Shawn Yacavone

Internacional Ukulele Festival no Havai 2024. Madeira pela primeira vez no Festival Internacional do Ukelele no Havai, representada por Roberto Moritz e Roberto Moniz da Associação Xarabanda, no dia 29 de julho’24.

Fotografias de Shawn Yacavone

Concerto no Corpo Santo encerra Oficina de Choro, que decorreu, no dia 26 de julho’24, no Largo do Corpo Santo, no Estúdio de Criação Artística da Câmara Municipal do Funchal e com a presença da vereadora Ana Bracamonte, com um concerto, o encerramento da Oficina de Choro da Madeira, intitulada “A Linguagem do Choro Brasileiro como Ferramenta Musical Pedagógica”.

A Oficina de Choro, foi uma residência artística de Pedro Cantalice, que durou três semanas, envolveu 20 participantes e teve o apoio da CMF e também da Associação Musical e Cultural Xarabanda e do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. º Luis Peter Clode.

Fotografias da Câmara Municipal do Funchal

Oficina de Choro da Madeira, intitulada “A Linguagem do Choro Brasileiro como Ferramenta Musical Pedagógica”, realizou-se no Estudo de Criação Artística da CMF no Largo do Corpo Santo, no dia 8 de julho’24, e contou com a presença da vereadora Ana Bracamonte.

O Choro Brasileiro é um género musical, que nasceu no Século XIX, no Rio de Janeiro, a partir da fusão de danças europeias como a polca, valsa, schottisch, com ritmos e danças de origem africana.

Esta oficina decorre nas instalações da CMF, na Zona Velha, contando, pois, com o apoio da autarquia, da Associação Musical e Cultural Xarabanda e do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. º Luis Peter Clode.

Destinada a pessoas com idade a partir de 14 anos que se interessam por música e bem-estar, incluindo músicos, alunos, professores e amadores, a oficina terá uma carga horária total de 60 horas.

Nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, serão realizadas sessões abertas ao público, com foco na introdução ao choro, abrangendo história, técnicas básicas e prática em grupo dos instrumentos musicais dos participantes.

Nas terças e quintas-feiras, no mesmo horário, haverá sessões especiais destinadas aos profissionais, com o objetivo de aperfeiçoamento da prática individual ou em grupo, além da exploração de novas técnicas e repertórios. As sextas-feiras serão dedicadas à visitação de atividades tradicionais madeirenses, como o ensaio com o grupo de danças Rodopio Pitoresco, das 20h às 23h.

O evento culminará em um concerto de encerramento no dia 25 de julho, às 20h, proposto para o Largo da Capela do Corpo Santo.

A Oficina de Choro da Madeira promete ser uma experiência enriquecedora, promovendo não apenas o desenvolvimento musical, mas também o intercâmbio cultural entre as comunidades da Madeira e do Rio de Janeiro.

Atuação do grupo Varejenta no XXXIX Festival Regional de Folclore, 24 horas a Bailar em Santana, no dia 6 de julho’24.

Fotografias Município de Santana

Atuação do grupo Manchetes de Machim, no dia 6 de julho’24, na 9ª Festa Gastronómica de Santa Cruz.

Fotografias de Catarina Nunes

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – “A improvisar é q’a gente s’entende”, na Praceta – Padre Patrocínio Alves no dia 23 de junho de 2024, com os Grupos formação em Improviso da “Escola da Camacha” (Despique), Madeira Despique (Despique), Charambistas do Porto da Cruz (Charamba), Madeira Brinco (Charamba e Despique), Associação de Cantadores e Tocadores dos Açores (Cantoria, Despique e Velhas Açores), D’Improviso (Mourisca e Despique), Grupo do Minho (Desgarrada) e entrega de certificados.

Fotografias Cultura Santa Cruz

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – Abertura da Exposição – “Um Charamba com João Gouveia e amigos”, na Casa da Cultura de Santa Cruz, no dia 22 de junho de 2024.

Fotografias de Élia de Sousa e Cultura Santa Cruz

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – Conferência: “A improvisar é q’a gente s’entende”, no dia 22 de junho de 2024 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Fotografias de Élia de Sousa e Cultura Santa Cruz

Sessão de Cantigas de Cá de Dentro dedicadas às cantigas da ceifa para a comunidade do sítio e sócios da ACRCG, Associação Cultural da Cruz da Guarda, Porto da Cruz, no dia 21 de junho’24. Formadores: Rui Camacho e Helena Camacho da Associação Xarabanda

Fotos de Rui Camacho e Jacinto

Atuação do grupo Manchetes de Machim no Mercado Quinhentista, Machico, no dia 12 de junho’24.

Fotografia Câmara Municipal de Machico

Palestra: O Som e os seus fenómenos naturais

Som: palavra que vem do latim sonus e significa literalmente a vibração de um corpo percebida pelos ouvidos, ou energia sob a forma de vibrações chamadas ondas sonoras. É a matéria prima da música.

Mas como é feito o som?

“O som e os seus fenómenos naturais ” foi o tema da palestra que se realizou no dia 28 de maio, na sala de sessões da ESFF, pelo professor Roberto Moniz.

Os alunos tiveram a oportunidade de entender como é que que os instrumentos produzem sons e aprofundar os seus conhecimentos na acústica.

Esta palestra decorreu no âmbito do Módulo F6 Som e Extensão Som e música, na disciplina de Física e estiveram presentes as turmas 10.º 31, 10.º 32 e 11.º 30.

Fotografias da Escola Secundária de Francisco Franco

Tangedores do Atlântico na RTP-Madeira, Programa Atlântida, no dia 25 de maio’24.

Paulo Esteireiro – Braguinha, Roberto Moritz – Braguinha e Roberto Moniz – Voz, Viola.

Fotografias de Catarina Nunes

Atuação do grupo Vértice no dia 25 de maio, na Feira do Livro Machico, Francisco Álvares de Nóbrega.

Fotografias Câmara Municipal de Machico.

Concertos da Flor 2024 -Quarteto Moritz no Parque de Santa Catarina, no dia 17 de maio’24. Concerto no âmbito da Festa da Flor, sob organização da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Fotografias Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa 

Roberto Moniz destacou o Braguinha, o Rajão e a Viola de Arame no “SOLTURA” – Festival de Sustenibilidad y Cultura de Gran Canaria, no dia 11 de maio, em 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐫𝐭𝐨 – “𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐈𝐥𝐡𝐚𝐬”.

“𝐄𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐈𝐥𝐡𝐚𝐬” é um projeto musical vibrante que liga artistas de toda a Macaronésia — Açores, Madeira, Salvajes, Canárias e Cabo Verde. Celebrando as ricas semelhanças históricas e geográficas destes arquipélagos, o projeto destaca-se como um verdadeiro encontro de vozes, melodias e ritmos que reforçam os laços culturais insulares. Não só aspira a ser uma ponte cultural entre estas ilhas, mas também está empenhada em educar e sensibilizar o público sobre a delicada situação ambiental da região. Através da música, o projeto destaca a necessidade urgente de práticas sustentáveis, sublinhando a responsabilidade que partilhamos na preservação do nosso planeta.

A Madeira esteve presente na festa do 1° de Maio que aconteceu em Amoreiras-Gare, no Concelho de Odemira, Distrito de Beja, Alentejo, desde 1991.

O grande destaque centrou-se no 17º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, onde Roberto Moniz e Francisco Jesus apresentaram o nosso canto improvisado, nomeadamente Charamba, Mourisca e Despique. O Cante Baldão, a representação do Arquipélago dos Açores e os Cantares do Minho também estiveram presentes.

Os Cantares do Improviso da Madeira regressaram 14 anos depois de terem estado presentes na 3ª edição do Festival.

Para Roberto Moniz, responsável pela comitiva e produtor do Encontro de Repentismo: “A improvisar é q’a gente s’entende”, esta foi uma forma de divulgar os nossos géneros musicais de improviso, bem como os instrumentos associados! Esta oportunidade também serviu para conhecer novos improvisadores nacionais que possam eventualmente visitar a Madeira participando nos nossos eventos!

Atuação Varejenta no dia 28 de abril no 𝐒𝐨𝐟𝐚𝐫 𝐒𝐨𝐮𝐧𝐝𝐬, Concertos em Sofar na Região, no Convento de São Bernardino, Câmara de Lobos.

Atuação do grupo Varejenta no Concerto Monumental Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, no Parque de Santa Catarina, com um coro de 600 vozes.

Fotografias da Câmara Municipal do Funchal e Governo Regional da Madeira

Atuação do grupo Trio Zargo no VII Monte do Imperador / Chá do Imperador, no dia 14 de abril’24.

Grupo: Mário Freitas – Contrabaixo, Roberto Moniz – Viola e Rajão e Roberto Moritz – Machete.

Fotografias da Junta de Freguesia do Monte

Lançamento do 3.º número da Coleção Cadernos de Folclore, sobre o tema “Cancioneiro Tradicional Madeirense”, que decorreu no dia 15 de abril, na reitoria da Universidade da Madeira.

A obra da Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira, desenvolvida em parceria com a Associação Xarabanda e que contou com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, apresenta 60 cantigas tradicionais da Madeira.

Fotografias da Secretaria Regional do Turismo e Cultura

Grupo Informal de Jovens Cordofonistas lança D’Leiname – Projeto apoiado pela DRJ no âmbito do Programa PRINT.

O Diretor Regional de Juventude, André Alves, esteve presente no lançamento do álbum “D’Leiname”, do Grupo Informal de Jovens Cordofonistas, que decorreu no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no dia 08 de abril’24.

“D’Leiname” é um projeto de empreendedorismo juvenil na área musical suportado pela Direção Regional de Juventude através do Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT), apoiado por outros parceiros como o Conservatório e da Associação Musical e Cultural Xarabanda. O grupo que deu corpo a este projeto é constituído por 4 jovens músicos madeirenses que se dedicam à promoção dos cordofones madeirenses, sendo este o seu mais recente projeto.

Fotografias da Direção Regional de Juventude

A Escolinha de Folclore da Ponta do Sol, foi conhecer um pouco do trabalho da Associação Xarabanda, no dia 25 de março’24.

Foi uma tarde diferente e bem passada com muita alegria e música, com Rui Camacho, José Camacho e Helena Camacho, que transmitiram com grande entusiasmo, às crianças, um pouco mais de conhecimento sobre a diversidade de instrumentos musicais e os seus sons.

Fotografias Grupo de Folclore da Ponta de Sol

Atividade musical dinamizada pela Associação Musical e Cultural Xarabanda, desenvolvida no dia 19 de março’24, através do professor e músico Roberto Moniz, no âmbito da comemoração do Dia do Pai no Lar d’Ajuda – Unidade IV.

Fotografias de Paula Fernandes

Emmy Curl & Xarabanda, um concerto emocionante, unindo diferentes sonoridades e proporcionando uma experiência musical única, na 50º. Feira do Livro do Funchal, no dia 06 de março’24.

Fotografias de underline_pictures

Abertura da 50ª Feira do Livro do Funchal: CMF homenageou seis livreiros e alfarrabistas mais antigos, Rui Camacho da Associação Xarabanda homenageado, no dia 1 de março’24, na Placa Central da Avenida Arriaga, com um troféu, em reconhecimento da sua participação de décadas no evento.

Fotografias da Câmara Municipal do Funchal

Roberto Moniz, professor e músico de cordofones tradicionais madeirenses, foi o convidado do ‘tema da semana’ na Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, que abordou a história, evolução e utilização daqueles instrumentos de corda.

Na sessão, realizada na tarde desta terça-feira, na Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo, houve ainda oportunidade para alguns belíssimos momentos musicais.

Fotografias da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

Atividade de cultura tradicional, coordenada pela formadora Lídia Araújo, no dia 23 de fevereiro’24, continua a dar destaque aos instrumentos tradicionais, contando para o efeito com a presença de José Camacho, da Associação Xarabanda!

Fotografias da Junta de Freguesia do Imaculado Coração Maria

No dia 23 de fevereiro’24, começou mais uma fase de orientação estágio do Curso de Práticas em Estudos de Cultura! Recebemos um grupo de alunos motivados, curiosos e trabalhadores, o qual orientaremos com muita dedicação e carinho.

Agradecemos à Universidade da Madeira mais este desafio, este ato de confiança na Associação Musical e Cultural Xarabanda!

Lídia Araújo na parte da recolha, transcrição, estudo, análise e sistematização da Literatura Tradicional de Transmissão Oral.

Rui Camacho na parte do estudo, sistematização, classificação dos instrumentos de acompanhamento da música tradicional madeirense.

Fotografias de Lídia Araújo

Participação do grupo Varejenta no Programa ‘Estrelas ao Sábado’ da RTP1 no dia 17 de fevereiro’24.

Oficina de Orquestração para Cordofones Madeirenses, dinamizada por João Caldeira, que decorreu no dia 9 de fevereiro’24 na sede Xarabanda.

A oficina é de participação gratuita e visa munir os jovens músicos de ferramentas para orquestrar peças musicais para estes instrumentos regionais.

Esta iniciativa é do Grupo Informal de Jovens Cordofonistas, tem o patrocínio do Programa de Inovação e Transformação Social da Direção Regional de Juventude e o apoio do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e da Associação Musical e Cultural Xarabanda.

Fotografias de Roberto Moniz

Conferências “Literatura e Sociedade”, com o primeiro painel sobre a obra de Irene Lucília, a abertura do evento contou com atuação de Helena Camacho, João Viveiros, José Camacho e Rui Camacho, elementos/músicos da Associação Xarabanda e o segundo painel – Literatura Madeirense/Música Tradicional Madeirense, com Lídia Araújo (professora e colaboradora da Associação Xarabanda) no auditório da Quinta Magnólia – Centro Cultural, no dia 09 de fevereiro’24.

Fotografias da Quinta Magnólia – Centro Cultural

aCORDE 2024 – Roberto Moniz – Viola de Arame e António Bexiga – Viola Campaniça, no Programa ‘Madeira Viva’, RTP-Madeira, no dia 06 de fevereiro.

Fotografias de Catarina Nunes

aCORDE 2024 – Momentos do Concerto Comentado com a participação de António Bexiga – Viola Campaniça, escola EBS Gonçalves Zarco e Alunos do Conservatório, Maria Leonor e Francisco Jesus, com o professor Roberto Moniz no Centro de Estudos de História do Atlântico, no dia 6 de fevereiro de 2024.

Iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação da Madeira – Direção de Serviços de Educação Artística, integrada nas celebrações do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

aCORDE 2024 – A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem uma vasta tradição associada aos cordofones tradicionais madeirenses. O Braguinha, o Rajão e a Viola de Arame, são instrumentos musicais preponderantes no património histórico, cultural e artístico regional, porém, o seu relevo alcança também a história além-fronteiras, se considerarmos, por exemplo, o facto de o ukulele havaiano ser oriundo destes instrumentos.

Neste âmbito, realizou-se, no dia 03 de janeiro a 3.ª Edição do Concurso de Cordofones Tradicionais – aCORDE 2024, com intuito de enaltecer e reconhecer o mérito das performances de crianças/jovens tocadores de cordofones tradicionais em performances individuais.

Vencedores:

Nível 1 – Maria Pinto Teixeira

Nível 2 – Amélia Gomes Pestana

Nível 3 – João Francisco Aveiro Gonçalves

Nível 4 – Maria Leonor Malaca Pereira

Nível 5 – Victor Hugo Silva Teixeira

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

VII edição do aCORDE 2024 – Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, no dia 2 de fevereiro, Inauguração da Exposição dos Cordofones Tradicionais, seguido do concerto com o grupo Xarabanda, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação da Madeira – Direção de Serviços de Educação Artística, integrada nas celebrações do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses.

Fotografias da ALRAM

Clube do Livro com Rui Camacho – Decorreu no dia 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal do Funchal, mais uma sessão do nosso Clube do Livro, que teve como convidado Rui Camacho, que abordou a temática dos fonogramas da tradição madeirense, baseado no trabalho com o mesmo título editado no ano passado.

Foi uma tertúlia muito interessante, na qual este entusiasta da música tradicional madeirense, partilhou com os presentes as diversas etapas da produção deste trabalho, assim como enfatizou a importância da nossa música tradicional e, sobretudo, da preservação e salvaguarda dos fonogramas com música tradicional regional.

A sessão foi moderada pela estagiária Sara Costa, que fez um excelente trabalho na sua estreia nestas andanças de âmbito cultural.

Fotografias Biblioteca Municipal do Funchal

A Associação Xarabanda, cujo trabalho em prol do património musical madeirense é unanimemente reconhecido, esteve, no dia 22 de janeiro, na Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, cujo ‘tema da semana’ foi dedicado à música tradicional da Região!

Rui Camacho e a sua equipa abordaram o trabalho de recuperação, preservação, divulgação e reinterpretação deste importante património cultural imaterial.

Fotografias da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

No dia 12 de janeiro de 2024 as turmas do Curso Profissional de Turismo Rural e Ambiental, 11º32 e 12º29 e outras duas turmas da Escola Secundária Francisco Franco, participaram numa conferência intitulada de “Os instrumentos musicais na diáspora: atuação / demonstração musical”, proferida pelo orador professor Roberto Moniz.

A presente conferência foi realizada no âmbito da interdisciplinaridade de TAA, TTG, ADR e o Clube Rotas das História e o Projeto Chronos.

Professores/Clubes/Projetos Responsáveis: André Chaves; Alexandre do Carmo; Olavo Teixeira; Roberto Fernandes; Clube Rotas da História e Projeto Chronos.

Fotografias do Curso Profissional de Turismo Rural e Ambiental – Escola Secundária Francisco Franco