Varejenta

VAREJENTA é o termo Popular Madeirense atribuído à Viola d’Arame.

Esta conotação resulta do facto do som “Grave” produzido pelo instrumento parecer o som de uma Mosca-Varejeira.

Este projeto de salvaguarda da Música e dos Cordofones Madeirenses tem como repertório temas Tradicionais e Populares Madeirenses, Música Erudita, Originais de músicos madeirenses, entre outros.

Viola d’Arame é um Cordofone Madeirense de 10 cordas (5 ordens duplas), com afinação em Ré Si Sol Ré Sol (do agudo para o grave) e faz parte da família das Violas de Arame portuguesas. Foi também levada para o Brasil e deu origem à afinação “Rio Abaixo” da Viola Caipira do Nordeste.

O Rajão é um Cordofone Madeirense de 5 cordas com afinação (reentrante entre a 3.ª e 4.ª corda) em Lá Mi Dó Sol Ré (do agudo para o grave). Este instrumento, está na origem da afinação do Ukulele, instrumento tradicional do Havai.

No presente, estes instrumentos conhecem uma grande disseminação por todo o arquipélago e estão integrados no sistema regional institucional de ensino da música (Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira).

A Viola de Arame e o Rajão, assim como, o Machete, alargaram o seu uso a repertórios exclusivamente instrumentais, quer a solo quer em grupo e também ao acompanhamento de novas composições vocais, originais, por vezes inspiradas nas práticas e linguagens musicais tradicionais da nossa região.

Atualmente, Varejenta apresenta-se com: Lara Nunes (Rajão), Carlota Freitas (Voz), Roberto Moniz (Viola d’Arame e Voz), Salvador França (Ukulele Baixo) e Luís França (Cajon).


Varejenta – ‘Caminho da Rota do Sol’

Varejenta & Amigos – ‘Galinha Pintada’