A improvisar é q’a gente s’entende

Em termos de património cultural e imaterial, o Arquipélago da Madeira é uma das regiões de Portugal onde a prática do repentismo, o cantar de repente, ainda está bastante enraizada, nomeadamente em duas formas de improviso, o Despique e o Charamba. Nas cantigas ao desafio, durante largos minutos, são abordados os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade, improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma divertida, ao outro cantador. As cantigas assumem diferentes motes consoante o local, o ambiente e a origem dos improvisadores.

Comitiva de Músicos e Improvisadores Madeirenses: Humberto Jesus (Rabeca/Violino), Francisco Jesus (Canto, Braguinha e Harmónica), Gilberto Reis (Canto e Rajão) e Roberto Moniz (Canto e Viola d’Arame)


Representar a Madeira em festivais, além do orgulho em defender a nossa tradição, são experiências significativas para este grupo, que tem se apresentado em vários palcos, tais como, Açores, Viana do Castelo, Alentejo e Madeira.


Roberto Moniz é responsável pelo projeto ‘A improvisar é q’a gente s’entende’, Encontro de Repentismo que se realiza anualmente no mês de junho em Santa Cruz, e que também é título de um documentário de três episódios que abordam as práticas e os contextos do Charamba e do Bailinho/Despique, transmitido pela RTP/Madeira e que está alojado na RTP/Play. Uma produção de Eduardo Costa Produções Audiovisuais, Associação Xarabanda e do Município de Santa Cruz.

Documentário ‘A improvisar é q’a gente s’entende’ em: https://www.rtp.pt/play/p10714/a-improvisar-e-qa-gente-sentende


Galeria de Fotos

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – “A improvisar é q’a gente s’entende” na Praça Padre Patrocínio Alves, nas festas do concelho de Santa Cruz, no dia 23 de junho de 2024. Participação do Grupo formação em Improviso da “Escola da Camacha” (Despique), Madeira Despique (Despique), Charambistas do Porto da Cruz (Charamba), Madeira Brinco (Charamba e Despique), Associação de Cantadores e Tocadores dos Açores (Cantoria, Despique e Velhas Açores), D’Improviso (Mourisca e Despique) e Grupo do Minho (Desgarrada).

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – Abertura da Exposição – “Um Charamba com João Gouveia e amigos”, na Casa da Cultura de Santa Cruz, no dia 22 de junho de 2024.

‘SantaFaz’ – IX Encontro de Repentismo – Conferência: “A improvisar é q’a gente s’entende”, no dia 22 de junho de 2024 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz.

‘SantaFaz’ – VIII Encontro de Repentismo – “A improvisar é q’a gente s’entende” na Praça Padre Patrocínio Alves, nas festas do concelho de Santa Cruz, no dia 25 de junho de 2023. Participação de Repentistas Madeirenses, o grupo Cordophonia, a Dupla de Repente Brasileiro, Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre e do Alentejo, Pedro Mestre e Luís Baldão.

‘SantaFaz’ – VIII Encontro de Repentismo – Abertura da Exposição – “Tocadores e Cantadores d’Improviso” de Santa Cruz, no dia 24 de junho de 2023 no núcleo da AMC Xarabanda em Santa Cruz, nesta exposição foi apresentado figuras que retratam uma ligação de gerações entre o passado e o presente.

‘SantaFaz’ – VIII Encontro de Repentismo – Conferência: “A improvisar é q’a gente s’entende”, no dia 24 de junho de 2023 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Oficina de Repentismo (Canto Tradicional Improvisado) pelo professor e improvisador Roberto Moniz, na II Feira do Livro de Santa Cruz, promenade dos Reis Magos, Caniço, no dia 24 abril de 2023

‘Festival Travessuras Culturais’ – Encontros Extravagantes, na Ponta do Sol entre os dias 3 e 6 de novembro de 2022.

Participação no Festival de Improviso’22 ‘Vozes de Mestres’ – Cantares Madeirenses no Alentejo, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022.

‘Santa Faz’ – Abertura do Encontro de Repentismo, “A improvisar é q’a gente s’entende”, no dia 26 de Junho de 2022 no Largo da Achada, Camacha. Documentário ‘Bailinho/Despique’, Despique ao Vivo, Documentário ‘Charamba’, Charamba ao Vivo, Documentário ‘Repentismo em formação’.

‘SantaFaz’ – Oficina de Repentismo, nos dias 18, 21 e 25 de junho de 2022, no núcleo da Associação Musical e Cultural Xarabanda em Santa Cruz.

Participação em Homenagem do Centenário de ‘O Vital’, Charamba e Bailinho exibidos nos Açores, Ilha Terceira, nos dias 1 e 2 de abril de 2022.


Notícias


Repentistas da Madeira, Cantaram de Improviso ‘Brinco – Despique’, 2023