Em termos de património cultural e imaterial, o Arquipélago da Madeira é uma das regiões de Portugal onde a prática do repentismo, o cantar de repente, ainda está bastante enraizada, nomeadamente em duas formas de improviso, o Despique e o Charamba. Nas cantigas ao desafio, durante largos minutos, são abordados os temas como escárnio e maldizer, amor e ódio, fé e caridade, improvisando as rimas e respondendo, preferencialmente de forma divertida, ao outro cantador. As cantigas assumem diferentes motes consoante o local, o ambiente e a origem dos improvisadores.

“Representar a Madeira em festivais, além do orgulho em defender a nossa tradição, são experiências significativas para este grupo, que tem se apresentado em vários palcos, tais como, Açores, Viana do Castelo, Alentejo e Madeira.“

Roberto Moniz é responsável pelo projeto ‘A improvisar é q’a gente s’entende’, Encontro de Repentismo que se realiza anualmente no mês de junho em Santa Cruz, e que também é título de um documentário de três episódios que abordam as práticas e os contextos do Charamba e do Bailinho/Despique, transmitido pela RTP/Madeira e que está alojado na RTP/Play. Uma produção de Eduardo Costa Produções Audiovisuais, Associação Xarabanda e do Município de Santa Cruz.
Documentário ‘A improvisar é q’a gente s’entende’ em: https://www.rtp.pt/play/p10714/a-improvisar-e-qa-gente-sentende
Galeria de Fotos












‘Festival Travessuras Culturais’ – Encontros Extravagantes, na Ponta do Sol entre os dias 3 e 6 de novembro de 2022.



Participação no Festival de Improviso’22 ‘Vozes de Mestres’ – Cantares Madeirenses no Alentejo, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2022.






‘SantaFaz’ – Oficina de Repentismo, nos dias 18, 21 e 25 de junho de 2022, no núcleo da Associação Musical e Cultural Xarabanda em Santa Cruz.



Participação em Homenagem do Centenário de ‘O Vital’, Charamba e Bailinho exibidos nos Açores, Ilha Terceira, nos dias 1 e 2 de abril de 2022.
Notícias





