Eventos 2025

Na sessão solene do 517.o aniversário da cidade do Funchal foi atribuída a medalha municipal, grau ouro, ao vice-presidente da Associação Xarabanda, Rui Camacho, pelo trabalho desenvolvido em prol da recolha, preservação e divulgação da cultura tradicional madeirense, no dia 21 de agosto’25.

Fotografias da Câmara Municipal do Funchal

Atuação do grupo Xarabanda na 38º. edição – Semana Gastronómica de Machico, no dia 3 de agosto’25.

Fotografia de Lino Freitas.

Atuação do grupo Machetes de Machim na 38º. edição – Semana Gastronómica de Machico, no dia 3 de agosto’25.

Fotografia de Amaro Santos.

Um concerto maravilhoso no dia 24 de julho’25 para os alunos, professores e funcionários do Kapi’olani Community College, com os professores Roberto Moniz e Roberto Moritz, do Conservatório, sobre as Tradições Musicais Madeirenses. O concerto incluiu tradições musicais do machete e do rajao madeirenses, desde o século XIX até o repertório contemporâneo de braguinha e machetinho madeirenses.

Um trabalho em prol de um acordo institucional com a opção de intercâmbio na Madeira, com foco na cultura e nas artes para a comunidade do nosso campus.

Fotografias de Shawn Yacavone

Iniciativa do Arquivo de Música Havaiana e do Museu do Ukulele – ʻŌlelo Community Media com Professores Madeirenses, no dia 23 de julho’25.

O HMA está entusiasmado em dar continuidade ao seu projeto de histórias orais em parceria com a ʻŌlelo Community Media. Este episódio, coapresentado pelo Dr. Adam Jansen e Jim Tranquada, focou-se nas tradições musicais da Madeira e nas suas influências na música havaiana e havaiana. Os convidados de honra incluem os professores Roberto Moniz e Roberto Moritz, do Conservatório da Madeira, Sam Fong, Diretor dos Estúdios Line da WMS, e Kū Koanui-Souza kumu hula, educador e membro da banda do premiado grupo Wālea.

Fotografias de Shawn Yacavone.

Participação de Roberto Moniz e Roberto Moritz no 2º Festival Internacional Anual de Ukulele no Havaí, no dia 20 de julho’25.

Fotografias de Shawn Yacavone.

Iniciativa do Arquivo de Música Havaiana e do Museu do Ukulele – Sessão Preparatória no Line Studio com Professores Madeirenses

Sessão preparatória para uma próxima gravação de estúdio no Line Studio com Roberto Moniz e Roberto Moritz, professores do Conservatório da Madeira, juntamente com Sam Fong, do Line Studios. Esta sessão, sob a direção do Dr. Adam Jansen – Arquivista Estadual do Havaí – e com o apoio de Eugênio Perregil – Presidente do Centro de Educação, Estudos Culturais e Sociais e Desenvolvimento da Calheta – Madeira para a promoção da Cultura da Ilha da Madeira em todo o Mundo – centra-se no som dos instrumentos originais do ukulele, o machete madeirense e o rajao madeirense – tal como podiam ser ouvidos no final do século XIX, quando a primeira grande onda de imigrantes madeirenses chegou a Honolulu em 1878-1879.

O objetivo destas gravações é educar os estudantes do Havaí e a comunidade em geral sobre o som destes instrumentos, em contraste com o ukulele, e como as tradições musicais madeirenses podem ter impactado o estilo de tocar o ukulele no final do século XIX. As gravações serão mantidas no Arquivo Estadual do Havaí para fins educacionais e de pesquisa e utilizadas em futuras iniciativas para a criação de um museu do ukulele.

Fotografias de Shawn Yacavone.

Atuação dos músicos da Associação Xarabanda, Roberto Moritz e Roberto Moniz, no primeiro Congresso Global “Educação, Solidariedade e Evangelização”, da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo, a 7 de julho’25.

Fotografias Eugénio Perregil

3.Mostra da Ginja com atuação do grupo D’Improviso no “I Encontro de Despiques “Ao sabor da Ginja”, no dia 5 de julho, no Curral das Freiras.

Fotografias da Casa do Povo do Curral das Freiras.

“Concerto Mario André – Homenagem 75 anos de vida e de música”.  Um reconhecimento do Município do Funchal e da Associação Xarabanda a uma figura incontornável da música madeirense no dia 22 de junho’25, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Fotografias de: Ângelo Sousa

10.º Encontro de Repentismo – A improvisar é q’a gente s’entende, no dia 22 de junho’25 nas Festas do Concelho de Santa Cruz, organizado pela Associação Musical e Cultural Xarabanda.

Fotografias Cultura de Santa Cruz

Projeto ‘Entre Ilhas’ encerrou o evento Santa Cruz em Flor 2025, no dia 1 de junho’25.

Fotografias de Cultura Santa Cruz

Atuação do grupo Tangedores do Atlântico no Festival Aqui Acolá, no dia 30 de maio’25 na Ponta do Sol.

Fotografias do Festival Aqui Acolá – Ponta do Sol

Roberto Moniz músico e presidente da Associação Xarabanda, apresentou, ontem, 24 de maio’25 o Livro de Instrumentos Musicais da Madeira, da autoria de Jorge Torres e Rui Camacho, na 13ª. Feira do Livro de Machico.

Fotografias da Câmara Municipal de Machico

𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗫𝗜𝗜𝗜ª 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗙𝗿𝗮𝗻𝗰𝗶𝘀𝗰𝗼 𝗔́𝗹𝘃𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗡𝗼́𝗯𝗿𝗲𝗴𝗮 – Machico recebe até ao próximo domingo, dia 25 de maio, mais uma edição da Feira do Livro Francisco Álvares de Nóbrega, que decorre no Largo da Praça.

Fotografias da Câmara Municipal de Machico

Apresentação do livro Instrumentos Musicais da Madeira no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa no dia 24 de maio de 2025, com Gustavo Paixão-braguinha, Graciano Caldeira -Braguinha, Jorge Torres, Rui Camacho e Alexandre Weffort.

Concertos da Flor – atuação do grupo “VAREJENTA”, no dia 16 de maio, no Miradouro do Pico dos Barcelos.

Fotografias Retoiça – Associação Cultural, Desportiva e Recreativa

Na passada sexta-feira, dia 16 de maio’25, a Associação Xarabanda teve a honra de receber alguns membros da Associação Cultural e Musical Sons da Tradição (ACMST) nas suas instalações, no âmbito de um intercâmbio com o “Grupo de Cavaquinhos Cantares à Solta” da Oficina de Música da Junta de Freguesia de Cernache de Cernache, Coimbra.

Fica o registo da receção destes ilustres defensores da cultura tradicional!

A Associação Musical e Cultural Xarabanda, apresentou, no dia 08 de maio’25, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, uma palestra sobre: “Música, folclore e instrumentos tradicionais madeirenses”. Os oradores e músicos foram: Roberto Moniz, Roberto Moritz e Rui Camacho.

“Concertos da Flor” com atuação do grupo Xarabanda na Placa Central, Avenida Arriaga – Funchal, no dia 6 de maio’25.

Roberto Moniz apresentou os cordofones madeirenses no conservatório profissional de Las Palmas de Gran Canaria, no dia 30 de abril’25, “tive o privilégio de estar em contacto com ilustres timplistas e músicos canários do mais alto nível, e ainda, jovens músicos e professores do Conservatório de Marco de Canavezes, Portugal”, palavras de Roberto Moniz, músico e presidente da Associação Xarabanda.

Stand Xarabanda na IV Feira do Livro de Santa Cruz, abertura no dia 22 de abril de 2025, o evento, decorrerá ao longo da semana na Promenade dos Reis Magos, no Caniço.

Fotografias Cultura Santa Cruz

Atuação do grupo Machetes de Machim no programa ‘Madeira Viva’, RTP-Madeira no dia 11 de abril’25.

O 9º dia da Feira do Livro do Funchal terminou em grande com o concerto de Xarabanda e Júlio Pereira. Uma fusão de ritmos e sonoridades que encantou o público e encerrou com chave de ouro mais um dia de celebração da cultura e da arte, no dia 5 de abril’25.

Fotografias de Mário Pereira

No Palco Principal da Feira do Livro do Funchal, na Avenida Arriaga, o livro “Rasgar”, de Júlio Pereira foi apresentado com a participação de José Moças e Rui Camacho, no dia 5 de abril’25.

Fotografias de Mário Pereira

Participação na 51ª. Feira do Livro do Funchal de 28 de março a 6 de abril’25.

Decorreu no dia 26 de Março’25, na Biblioteca Municipal do Funchal, a sessão mensal do Clube de Leitura que contou com a presença do Rui Camacho, da Associação Xarabanda. O escritor partilhou os seus conhecimentos sobre os instrumentos tradicionais da Madeira.

Fotografias da Biblioteca Municipal do Funchal

Atuação do grupo Xarabanda nos “Concertos Interativos” no Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Mudas, uma organização da Casa do Povo da Calheta, no dia 15 de março’25.

Fotografias da Casa do Povo da Calheta

“Oficina do Saber Fazer”, no dia 11 de março’25, no Centro Comunitário Regional, com o Formador José Camacho, da Associação Musical e Cultural Xarabanda.

Esta atividade foi realizada na aula de música da Prof.ª Lara Nunes, onde aprenderam a construir um instrumento musical madeirense, o Num-Num, em que o som é produzido pela voz.

Fotografias do Centro Comunitário Regional

Em Londres entre os dias 7 a 10 de março’25 : Uma noite inesquecível no Scalabrini Center que contou com a presença das comunidades: Madeirense, Italiana e Inglesa.

Os dois músicos da Associação Xarabanda, Roberto Moniz e Francisco Jesus deram o seu primeiro concerto no Reino Unido com uma casa cheia e o público presente vibrou com o repertório apresentado ligado à música tradicional madeirense.

Clube de Leitura dedicado à obra intitulada “História da Música na Madeira” integrada na coleção “Cadernos Xarabanda”.

Realizou-se no dia 26 de fevereiro, mais um encontro do Clube de Leitura, dedicado à obra “História da Música na Madeira”, integrada na coleção “Cadernos Xarabanda”. A sessão contou com a participação especial de Paulo Esteireiro, autor do livro, e de Rui Camacho, dirigente da Associação Xarabanda, no qual partilharam os seus conhecimentos sobre a obra.

Conferência ‘Do Machete à Origem do Ukulele’ pelo Professor Dr. Jim Tranquada, no dia 7 de fevereiro’25 na sede da Associação Xarabanda.

Fotografias de Paula Fernandes

aCORDE’25 – Workshop Ensino/ Aprendizagem de Cordofones Tradicionais Madeirenses pelo Professor Roberto Moniz, no dia 7 de fevereiro’25 na ALRAM.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

aCORDE’25 – Escolas em Concerto, visita à Associação Musical e Cultural Xarabanda, no dia 6 de fevreiro’25.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

aCORDE’25 – No dia 5 de fevereiro’25 no Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias, foi palco para o Concerto dos Tangedores do Atlântico.

O grupo musical 𝗧𝗮𝗻𝗴𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗔𝘁𝗹𝗮̂𝗻𝘁𝗶𝗰𝗼 junta três dos principais tocadores de instrumentos tradicionais da ilha da Madeira: Paulo Esteireiro (Braguinha), Roberto Moritz (Voz, Braguinha, Rajão e Viola) e Roberto Moniz (Voz, Viola de Arame, Viola e Rajão).

Fotografias do Teatro Municipal Baltazar Dias

Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses – Uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação da Madeira – Direção de Serviços de Educação Artística , promove a VIII edição aCORDE – Festival internacional de Cordofones Tradicionais Madeirenses.

No dia 4 de fevreiro’24 no Centro Cultural e de Investigação do Funchal realizou-se o tão esperado Concerto do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses. Si Que Brade em fusão com as escolas EB1/PE do Covão e Vargem, EB1/PE da Lourencinha, EB1/PE/C de Santa Cruz e EBS de Santa Cruz eternizaram um momento inesquecível para toda a comunidade dos cordofones.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

aCORDE’25 – Escolas em Concerto com o grupo Cantigas Cá de Dentro no dia 4 de fevereiro’25, no Centro Interpretativo do Caminho de Ferro do Monte, atividade inserida no Festival Internacional de Cordofones Tradicionais Madeirenses.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

Grupo Cantigas Cá de Dentro – Foi com o tema “Porque fazemos música?” que o ‘projeto Tenda’ deu as boas vindas ao Novo Ano, no dia 4 de fevereiro’25.

Com a presença de alguns elementos da Associação Xarabanda, os alunos tiveram oportunidade de conhecer alguns instrumentos musicais, assim como de experimentá-los e ainda se deliciar com uma história musicada.

Fotografias de fm7.photo

Abertura Oficial do aCORDE 2025 – Festival Internacional de Cordofones Tradicionais Madeirenses, no dia 3 de fevereiro na ALRAM.

Fotografias de Amílcar Figueira

aCORDE’25 – Roteiro dos alunos das escolas à Associação Xarabanda, aprender e conhecer os instrumentos tradicionais madeirenses, atividade inserida no Festival Internacional de Cordofones Tradicionais Madeirenses, no dia 3 de fevereiro’25.

Fotografias da Direção de Serviços de Educação Artística

Decorreu no dia 3 de fevereiro, no Salão Nobre do Funchal, a cerimônia de assinatura dos protocolos de apoio ao associativismo cultural, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, bem como de representantes das entidades e associações culturais beneficiárias. No total, foram atribuídos 152 mil euros a 12 associações culturais, com um aumento nos apoios que varia entre 500 e 6 mil euros para cada entidade.

Fonte e Fotografia da Câmara Municipal do Funchal

Apresentação oficial do aCORDE – Festival Internacional de Cordofones Tradicionais, no dia 28 de janeiro, em conversa com Marta Cília, na Hora 10.

Foi nos dias 11 e 12 de Janeiro’25, em Santa Cruz e no Funchal que Associação Xarabanda e Amigos se juntaram para “Varrer dos Armários”, mantendo a tradição, trata-se de uma tradição popular que dita o fim das festas natalícias na Madeira.

Fotografias de Paula Fernandes